Nitrato e amônio no solo sob plantio direto.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): OLIVEIRA, A. D. de; SANTOS, I. L.; FIGUEIREDO, C. C.; MALAQUIAS, J. V.; SANTOS JÚNIOR, J. D. G.; CARVALHO, A. M. de

Summary: Avaliou-se as alterações na concentração de nitrato (NO3-) e amônio (NH4+) em Latossolo Vermelho sob o sistema de plantio direto com soja (PDS), plantio direto com milho (PDM) e cerrado sentido restrito (CE). A área está localizada na Embrapa Cerrados, DF. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com três repetições em experimento de 19 anos com rotação anual soja-milho. A soja foi semeada no dia 20/10/2013 e o milho híbrido no dia 22/10/2013. Foram realizadas coletas por parcela nos dias 07, 11, 12, 13, 14, 20 e 27/11/2013, nos intervalos de profundidade de 0-5 cm e 5 -10 cm. As determinações das formas de N e do teor de água do solo foram realizadas pelos métodos Kjeldahl e gravimétrico. Nesse intervalo de sete dias de avaliação, independente do tratamento, as maiores variações ocorreram na concentração de NH4+. Nos tratamentos PDS, PDM e cerrado as concentrações de NO3- variaram de 3,86?1,36 mg kg-1, 4,04?1,72 mg kg-1 e 1,86?1,11mg kg-1, respectivamente, em termos médios e independentemente da profundidade. As maiores amplitudes de concentrações de NO3- ocorreu nos cultivos agrícolas. Esses dados são preliminares e necessitam de um maior intervalo de tempo, para que possamos sugerir um sistema mais conservativo em termos de nitrogênio.

Publication year: 2014

Types of publication: Paper in annals and proceedings

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.