Atenção visual e detecção de mudanças em rótulos de alimentos funcionais.
Atenção visual e detecção de mudanças em rótulos de alimentos funcionais.
Author(s): DELIZA, R.; OLIVEIRA, D. R. C. de; ROSENTHAL, A.; GIMÉNEZ, A.; ARES, G.
Summary: O design do rótulo de um alimento pode ter um impacto maior sobre a disposição dos consumidores para comprá-lo do que os aspectos funcionais. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar as diferenças entre os produtos convencionais e funcionais observadas através do rótulo, utilizando o leite probiótico como estudo de caso, por meio da medida da atividade dos olhos e tarefas de detecção de mudanças pelo método eye-tracking. Os rótulos foram elaborados variando: tipo de produto (leite probiótico vs. leite), marca (Probio vs. Lactobio), alegação de saúde (com vs. sem) e o tipo de microrganismo (Lactobacillus acidophilus vs Bifidobacterium bifidum). Sessenta participantes completaram oito tarefas de detecção de mudança, correspondendo às quatro mudanças de cada um dos dois fundos do rótulo (Fundo A: para induzir associações relacionadas ao leite e à natureza, e Fundo B: para gerar expectativas de saúde e bem-estar). O tempo da detecção da mudança foi significativamente afetado pelo tipo de mudança, fundo do rótulo e a interação entre as duas variáveis (p<0.010). Em ambos os fundos (A e B), o tempo de detecção da mudança e a contagem de fixação foram significativamente maiores para o tipo de microrganismo em relação às outras áreas de interesse, sugerindo que esta mudança foi a mais difícil de ser detectada. O fundo A aumentou a captura de atenção da marca, tipo de produto e alegação de saúde em relação ao fundo B. As informações fornecidas nos rótulos dos alimentos funcionais desempenham um papel importante para diferenciá-los de suas contrapartes convencionais. Os resultados do presente trabalho mostraram que a atenção dos consumidores para áreas de interesse específicas nos rótulos diminui quando a densidade de informações aumenta, sugerindo que as alegações de saúde devem ser escritas o mais concisas possível para garantir que os consumidores as processem totalmente.
Publication year: 2016
Types of publication: Booklets
Unit: Embrapa Food Technology
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