Apresentação

Apresentação

É com satisfação que apresentamos o Manual de produção editorial da Embrapa, que tem por objetivo levar aos leitores as diretrizes e instruções relacionadas ao processo editorial de publicações técnico-científicas na Embrapa, desde sua concepção até sua produção final.

O esforço que a Embrapa faz no sentido de padronizar os procedimentos e os produtos editoriais, visando à eficaz comunicação técnico-científica da Empresa com a sociedade, teve origem em 1979, logo após sua criação, com o lançamento do Manual de publicações: versão preliminar, formando a base do processo editorial da Empresa. Na sequência, vieram o Manual de publicações da Embrapa: definições para o pesquisador (1983), o Manual de publicações da Embrapa: normas para os veículos de divulgação da pesquisa (1984) e quatro edições do Manual de editoração da Embrapa (2001, 2006, 2009 e 2017). Agora, em 2023, publica-se este Manual de produção editorial da Embrapa, cujo título faz jus à amplitude do seu conteúdo (isto é, extrapola estritamente o tema da editoração) e dá continuidade aos padrões e orientações que vêm se aperfeiçoando ao longo desse tempo, particularmente aos detalhados nas mais recentes edições do Manual de editoração da Embrapa.

Conforme estabelecido na Política Editorial da Embrapa, o presente Manual, como seus precursores, continua sendo um instrumento auxiliar de implementação da Política, tendo caráter normativo e destinando-se não apenas aos profissionais que desempenham atividades na editoração de publicações (empregados da Embrapa bem como parceiros e profissionais contratados para execução terceirizada do trabalho), mas também aos autores, editores técnicos e aos Comitês Locais de Publicações (CLPs) no seu processo de avaliação e qualificação dos materiais publicados em nome da Empresa.

Mais do que um conjunto de diretrizes e instruções que devem ser aplicadas, esperamos que este Manual seja uma ferramenta de trabalho para autores, editores técnicos, CLPs e demais profissionais envolvidos com o processo de produção editorial, amparando-os na tarefa cotidiana de buscar garantir a qualidade, a padronização e o estilo das publicações, bem como a manutenção da uniformidade e o fortalecimento da imagem institucional da Embrapa como geradora de conhecimentos confiáveis e relevantes para a agricultura brasileira.

Daniel Nascimento Medeiros

Superintendente de Comunicação da Embrapa