16 Coleção Fechada

16.1 Caracterização

Descrição — Coleção fechada é um conjunto de livros, livretos ou cartilhas em número limitado e previamente definido que têm a mesma temática e o mesmo tratamento gráfico-editorial, preferencialmente lançados simultaneamente.

Na Embrapa, a publicação de coleções fechadas depende de prévia avaliação editorial feita pela área responsável pela gestão editorial na Embrapa [Supervisão de Gestão Editorial, vinculada à Superintendência de Comunicação (SGED/Sucom)], que considerará, entre outros critérios, a pertinência/conveniência da publicação conjunta (em vez da publicação de títulos avulsos) e o ineditismo da proposta.

Avaliação em fase inicial

Proposta de coleção fechada deve ser submetida à SGED/Sucom para avaliação editorial ainda em sua fase inicial de estruturação/elaboração (ver seção 46.2). Portanto, não se deve encaminhar coleção fechada já diagramada para a obtenção de Número Padrão Internacional de Livro (ISBN) antes de a proposta ter sido avaliada e aprovada pela SGED/Sucom, a fim de evitar problemas de planejamento e estrutura que inviabilizem a obtenção de ISBN e, portanto, sua publicação.

Coleções fechadas têm a Embrapa (sede) como editora (e não as Unidades). Cada volume (isto é, cada livro, livreto ou cartilha) é objeto de ISBN. Além disso, poderá ser atribuído um ISBN para o conjunto caso os volumes sejam publicados simultaneamente (Agência Brasileira do ISBN, 2020).

Atenção

  • Obra que, por razões de conveniência editorial (tais como facilidade de manuseio e distribuição, tamanho muito grande para encadernação, etc.), seja editada em mais de um volume e possa não caracterizar uma coleção fechada (ou seja, uma obra única editada em vários tomos) deve ser editorada de acordo com as regras da presente seção, especialmente com relação à estrutura de cada volume, numeração de capítulos (se houver), paginação e projeto gráfico.
  • Diferentemente de coleções fechadas (aqui descritas), a SGED/Sucom não recebe propostas para novas coleções abertas. As coleções abertas vigentes podem ser consultadas na seção 4.2).

Tipo de autoria — Por questões de padronização, todos os volumes de uma mesma coleção fechada devem ter o mesmo tipo de autoria.

Editor técnico

Não existe a figura de editor técnico para coleções fechadas em que os volumes sejam obras corporativas. Para volumes com os demais tipos de autoria, a coleção fechada pode ter editor técnico, a depender de avaliação editorial, desde que respeitados os seguintes critérios:

  • O(s) editor(es) técnico(s) da coleção deve(m) ser, prioritariamente, autor(es) ou coautor(es) de algum dos volumes.
  • O número máximo de editores técnicos é três. Excepcionalmente, em coleções fechadas que justifiquem a contribuição de mais editores técnicos, esse número pode ser de até cinco.
  • Quando a coleção reunir obras com autoria individuais/coautoria, a relação de editor(es) técnico(s) da coleção não pode coincidir com a relação de autor(es) dos volumes (ou seja, eles não podem ser exatamente os mesmos). Assim, a lista de autores dos volumes deve incluir nomes diferentes dos que constam na lista dos editores técnicos.
  • Quando a coleção reunir obras coletivas, o(s) editor(es) técnico(s) da coleção deve(m) ser o(s) mesmo(s) para todos os volumes (ou seja, não é possível haver editores técnicos diferentes para cada volume e para a coleção). Ademais, a relação de autores de todos os capítulos de qualquer volume não pode coincidir com a de editores técnicos, assim como destacado no item anterior.
  • Em havendo mais de um editor técnico, seus nomes devem ser ordenados segundo sua importância e grafados seguindo sempre a mesma ordem em todos os volumes.

Versões — Coleções fechadas podem ser produzidas em versão impressa e/ou em versão digital (formatos PDF e/ou ePub).

16.2 Considerações gerais

A coleção fechada deve ter um título geral (o próprio nome da coleção) comum a todos os volumes e, prioritariamente, cada volume deve ter um título específico. O título da coleção deve refletir os limites temáticos do conjunto, evitando-se títulos muito vagos/genéricos, e não deve conflitar com títulos previamente adotados em outras publicações da Embrapa.

Atenção

Diferentemente das coleções (abertas) previstas neste Manual, a palavra “coleção” não deve fazer parte do título geral de coleções fechadas.

Ademais, cada volume da coleção deve ser identificado por um número. A identificação deve ser com “Volume” ou “Vol.” seguido do respectivo número em algarismo arábico. Alternativamente, pode-se suprimir o termo “Volume” ou “Vol.”, indicando o respectivo número do volume junto ao título/nome da coleção.

16.3 Estrutura de cada volume

Cada volume de uma coleção fechada deve ser estruturado seguindo as diretrizes constantes em Livro (ou se for o caso, em Livreto ou Cartilha). Há, no entanto, algumas particularidades estruturais e orientações que devem ser observadas e aplicadas neste tipo de obra em particular.

Atenção

16.3.1 Elementos externos e pré-textuais

A estruturação dos elementos externos e pré-textuais deve ser a mesma em todos os volumes da coleção (exceto nos casos de epígrafe, dedicatória e agradecimento).

Capa — Deve conter o título da coleção, o título específico do volume (se houver) e a identificação numérica do volume, conforme indicado na seção 16.2.

Lombada — No caso de encadernação com lombada quadrada a partir de 8 mm, deve conter o título da coleção e a identificação numérica de volume e a marca da Embrapa.

Anversos da falsa folha de rosto e da folha de rosto — Devem conter o título da coleção, o título específico do volume (se houver) e a identificação numérica do volume (abaixo do título da coleção, acima ou abaixo do título específico do volume).

Verso de folha de rosto — Deve incluir o crédito aos editores técnicos da coleção (se houver), cujos nomes devem ser grafados sob o título “Editor(es) técnico(s) da coleção” preferencialmente abaixo da identificação do CLP da Unidade Responsável pelo Conteúdo.

Lista de autores — Caso os volumes tenham autoria individual/coautoria e a coleção tenha editor(es) técnico(s), a lista de autores dos volumes (na mesma ordem apresentada na capa) deve ser sempre intitulada “Autor(es)” e não deve conter o nome de editor técnico que não seja também autor do volume. Caso os volumes sejam obras coletivas, a lista de autores dos volumes deve ser sempre intitulada “Editor(es) técnico(s) e autores” e incluir editor(es) técnico(s) e autores em ordem alfabética geral, sem diferenciá-los.

Epígrafe, dedicatória e agradecimento — Podem ser textos diferentes para cada volume.

Apresentação — Os primeiros parágrafos devem ter o mesmo texto em todos os volumes da coleção (devem abordar a coleção como um todo). Os demais parágrafos podem ser específicos para cada volume.

Prefácio — Deve ser específico para cada volume da coleção fechada.

16.3.2 Elementos textuais

A estruturação dos elementos textuais deve ser a mesma em todos os volumes da coleção.

No caso de os volumes terem autoria individual/coautoria ou serem obras corporativas, cada volume deve ter suas próprias seções de introdução, desenvolvimento e, se for o caso, seções de considerações finais e referências. Nesse caso, caberá ao(s) editor(es) técnico(s) da coleção, se houver, e aos autores de volumes proceder à padronização da estrutura textual de todos os volumes, especialmente para evitar problemas de falta de consistência.

No caso de os volumes serem obras coletivas, cada volume deve ter seus próprios capítulos e cada capítulo suas próprias seções de introdução, desenvolvimento e, se for o caso, seções de considerações finais e referências. Nesse caso, caberá ao(s) editor(es) técnico(s), que deve(m) ser o(s) mesmo(s) para todos os volumes, proceder(em) à padronização da estrutura textual de todos os volumes e capítulos.

16.3.3 Elementos pós-textuais

Os elementos índice (previsto apenas para livro), glossário e colofão, quando adotados, devem estar presentes em todos os volumes. Já os elementos apêndice e anexo, se houver, podem constar em alguns volumes e não em outros.

16.4 Coleção fechada como um todo

Paginação — A paginação deve sempre ser reiniciada a cada volume, mesmo quando não houver título específico para cada volume.

Numeração de capítulos — No caso de cada volume ser obra coletiva, a numeração de capítulos deve também ser reiniciada a cada volume.

Embalagem — No caso de coleções fechadas em versão impressa cujos volumes sejam lançados simultaneamente, pode-se criar um elemento externo que reúna todos os volumes (como uma caixa). Neste caso, a caixa funciona como “capa adicional”, devendo ser impressa com as mesmas informações que caracterizam a primeira e quarta capas dos volumes, podendo ainda incluir, nas laterais da caixa, os números e os títulos dos volumes. O(s) nome(s) do(s) editor(es) técnico(s) e o código de barras contendo o ISBN do conjunto de volumes são impressos na caixa.

16.5 Projeto gráfico

O projeto gráfico de coleções fechadas é livre, mas, para todos os volumes de uma mesma coleção, o projeto deve ser o mesmo e manter a identidade visual uniforme, seguindo as diretrizes apresentadas na seção 16.3.

As características gráfico-visuais da capa e do miolo e físicas da publicação devem ser estabelecidas de forma a atender aos requisitos relacionados ao conteúdo e ao público-alvo da publicação, tornando mais agradável a experiência de leitura.

Quanto à tipografia, considere-se que as publicações da Embrapa devem usar uma fonte que seja gratuita e completa (como Arial e Roboto) para não gerar custos de direito autorais sobre uso de fontes privadas e para que o arquivo possa ser aberto sem restrições em qualquer gráfica ou dispositivo de leitura.


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