27 Equação
27 Equação
Equações são expressões que envolvem operações, sinais, símbolos matemáticos, variáveis (também chamadas de incógnitas), números, coeficientes, etc. para descrever desde uma simples operação algébrica até complexos fenômenos físicos e biológicos.
Para a elaboração e apresentação de equações nas publicações editadas pela Embrapa, devem-se atender às regras constantes desta seção.
Quando o autor elabora o texto, é recomendável que produza as equações em um editor de equações (inclusive disponível em softwares de editores de texto) e que o configure de acordo com as indicações a seguir.
27.1 Como escrever
Para escrever corretamente equações, devem-se observar as seguintes diretrizes:
- Todos os símbolos de variáveis devem ser grafados em itálico.
- Todos os demais elementos (números — inclusive quando estiverem subscritos e sobrescritos —, sinais, símbolos de operação matemática, parênteses, colchetes, etc.) devem ser grafados em fonte normal (sem negrito nem itálico).
- Independentemente da fonte do corpo do texto, recomenda-se que as equações sejam integralmente grafadas em Times New Roman ou Cambria Math, pois são fontes completas (isso é, contêm todos os tipos necessários para equações).
- O tamanho da fonte da equação deve ser o mesmo da fonte do texto.
- Deve haver sempre espaço simples entre os números, as variáveis e os símbolos de operação algébrica (ver, a seguir, exceções para multiplicação e divisão).
Exemplo:
y+x = 36 ERRADO
y + x = 36 CERTOAtenção
Espaço simples também deve ser adotado quando do uso de símbolos de igualdade (=), maior (>), menor (<), maior ou igual (≥) e menor ou igual (≤) na comparação de números e expressões.
Exemplo 1:
x + 9=7 ERRADO
x + 9 = 7 CERTOExemplo 2:
p≤0,05 ERRADO
p ≤ 0,05 CERTO - Para escrever número ou variável negativa, não se usa espaço entre o sinal negativo (-) e o número ou variável.
Exemplo 1:
P = - 36 × CE ERRADO
P = -36 × CE CERTOExemplo 2:
y = - x + 5 ERRADO
y = -x + 5 CERTO - Quando o número, variável ou outro elemento da equação estiver elevado a uma potência ou contiver um elemento subscrito ou sobrescrito, não se usa espaço.
Exemplo 1:
Q = 3,14 × N × R ² × C -1,5 ERRADO
Q = 3,14 × N × R² × C-1,5 CERTOExemplo 2:
C t = C o × k x ERRADO
Ct = Co × kx CERTO - Símbolos de adição e subtração — Devem-se usar os símbolos padrão de adição (+) e subtração (–). No caso do símbolo de subtração, usar meia-risca/meio-traço (–) e não travessão (—) nem hífen (-).
Exemplo:
Ks = 2,0 + Ev – Tr
- Símbolo de multiplicação — Pode-se usar o símbolo padrão de multiplicação (×) ou ponto a meia altura (∙), mas não a letra “x” do teclado nem ponto-final.
Exemplos:
ETc = Kc × ETo
PC = 2,45 ∙ W + 5,79 ∙ 10-4 ∙ W²Atenção
- Não confundir o símbolo padrão de multiplicação com a letra “x” que, em texto corrido (em sequências de valores, por exemplo), pode ser usada para substituir a preposição “por” (ver seção 23.2.2).
- Padronização de símbolos — Deve-se eleger apenas um símbolo de multiplicação e adotá-lo em toda a obra.
Exemplo:
y = a × x + c ∙ z ERRADO
y = a ∙ x + c ∙ z CERTO
y = a × x + c × z CERTO
Em casos envolvendo a multiplicação de um número por uma variável ou de um número ou variável por uma expressão entre parênteses, por exemplo, o símbolo de multiplicação pode ser substituído por um espaço simples.
Exemplos:
AD = 100 Ft + Vc
ETc = (Kcb + Ke) EToQuando a operação de multiplicação de um número ou coeficiente por uma variável é evidente e não acarreta dúvidas ao leitor, pode-se ainda suprimir o espaço entre os elementos.
Exemplos:
y = 10 + 4x + 2x²
y = a + bx + cx² + dx³ - Símbolo de divisão — Deve-se usar barra oblíqua (/) para equações escritas de forma linear (exemplo 1) e traço de fração (___) para aquelas escritas de forma não linear (exemplo 2), sempre sem espaço entre os termos envolvidos na divisão.
Exemplo 1:
LTN = LRN/(1 – LR)
Exemplo 2:
27.2 Disposição no texto
No corpo do texto, as equações podem ser apresentadas dentro do parágrafo ou em linha própria separada do texto, conforme a seguir:
Equação dentro do parágrafo — Quando forem curtas, simples e escritas de forma linear, as equações podem ser incorporadas ao texto corrente. Nesse caso, toda a equação deve prioritariamente ser diagramada dentro de uma mesma linha no parágrafo.
Exemplo:
A equação de Einstein E = m ∙ c² estabelece a equivalência quantitativa da transformação de matéria em energia ou vice-versa.
Equação em linha própria — Quando forem longas e/ou complexas ou quando for necessário por questões de ênfase ou para facilitar a leitura, as equações devem ser apresentadas em linhas separadas do texto. Nesse caso, proceder como segue:
- A equação deve ser apresentada sempre depois de ser citada pela primeira vez no texto.
- A equação deve ser alinhada à esquerda, separando-se do texto, acima e abaixo, por um espaço equivalente a uma ou duas linhas de texto.
Exemplo:
Um dos modelos mais utilizados para a construção da curva de retenção de água no solo, a partir de dados da relação umidade versus tensão de retenção, é o descrito pela seguinte equação:
Numa mesma obra, todas as equações devem ser dispostas, sempre que possível, de acordo com um só padrão: ou dentro do parágrafo ou em linha própria separada do texto.
Quando houver necessidade de dividir equações em mais de uma linha, tal se dará apenas no lugar em que se encontrem símbolos matemáticos de operação (como de adição, subtração, multiplicação e igualdade), repetindo-se o símbolo ao começar a nova linha e alinhando-o ao símbolo de igualdade (=) da primeira linha.
Exemplo:
Qp = 0,178 + 0,0286 × U – 1,5008 × U² + 0,0422 × ln(B) + 0,1434 × ln(UR) –
– 0,00063 × [ln(B)]² × ln(UR)
27.3 Descrição das variáveis
Toda equação deve ser acompanhada de listagem que descreva, por extenso, o que cada variável representa e, quando for o caso, do seu símbolo e respectiva unidade de medida.
A descrição de cada variável deve ser repetida a cada nova equação, mesmo que as variáveis já tenham sido apresentadas por extenso no corpo do texto ou em equações anteriores da obra (individual ou coautoria) ou de um mesmo capítulo de obra coletiva.
A descrição das variáveis e unidades de medida pode ser inserida antes ou depois da equação. Quando constar depois da equação, deve ser antecedida de algum elemento coesivo, como “em que” (mas nunca deve ser iniciada com o pronome “onde”), iniciado em minúscula (já que se entende que forma um todo com a equação).
O texto de descrição das variáveis deve ser grafado com a mesma fonte usada no corpo do texto. Já os símbolos das variáveis devem manter a fonte usada na equação, conservando inclusive o uso de itálico, tanto na definição das variáveis quanto ao serem citados no corpo do texto.
Equação dentro do parágrafo — Quando a equação é incorporada ao texto corrente, a descrição das variáveis deve ocorrer no próprio parágrafo.
Exemplo 1:
O tempo de irrigação (Ti, em h) necessário para aplicar a lâmina total de água (LTN, em mm) é determinado pela equação Ti = LTN/Ia, em função da intensidade de aplicação de água (Ia, em mm h-1).
Exemplo 2:
O tempo de irrigação (Ti, em h) é determinado pela equação Ti = LTN/Ia, em que LTN é a lâmina total de água (mm) e Ia é a intensidade de aplicação de água (mm h-1).
Equação em linha própria — Quando a equação é apresentada em linha própria separada do texto, a descrição das variáveis deve ser feita, sempre que possível, na mesma página da equação.
Exemplo 1:
A produção de açúcar mascavo pode ser estimada, de forma aproximada, por meio da seguinte equação:
P = Vc × (SSTc – 2) / 100
em que
P = produção de ou açúcar mascavo (kg).
Vc = volume de caldo (L).
SSTc = teor de sólidos solúveis totais do caldo (°Brix).
Exemplo 2:
A produção de açúcar mascavo pode ser estimada, de forma aproximada, por meio da seguinte equação:
P = Vc × (SSTc – 2) / 100
em que P é a produção de açúcar mascavo, em kg; Vc é o volume de caldo, em L; e SSTc é o teor de sólidos solúveis totais do caldo, em °Brix.
Assim como os números, os símbolos matemáticos e as variáveis não devem iniciar frases. Nesse caso, deve-se ajustar a frase ou inserir alguma palavra para iniciar a frase.
Exemplo:
Considere-se Y = X + 25. Y é igual a 3. ERRADO
Considere-se Y = X + 25. A variável Y é igual a 3. CERTO
27.4 Numeração
Quando houver várias equações no corpo do texto e caso seja conveniente para fins da sua evolução discursiva, as equações podem ser numeradas; neste caso, devem-se usar algarismos arábicos entre parênteses alinhados à direita e sem nenhuma palavra acompanhante. Para isso, as equações necessitam ser apresentadas em linhas próprias separadas do texto.
Diferentemente de tabelas e figuras, as equações não precisam ser todas chamadas no texto. Mas quando referida no texto e acompanhada de sua respectiva numeração, a palavra “equação” deve iniciar com maiúscula e não deve ser grafada com nenhum elemento de destaque (negrito, itálico, cor, tamanho de fonte, etc.) em relação ao restante do texto.
Exemplo:
A lâmina total de água necessária a cada irrigação é calculada pela Equação 2:
LTN = TR × ETc/Ei (2)
em que
LTN = lâmina total de água necessária (mm).
TRI = turno de rega (dia).
ETc = evapotranspiração média da cultura (mm dia-1).
Ei = eficiência de irrigação (decimal).
A numeração de equações deve ser feita de modo sequencial crescente, dependendo do tipo e característica da obra:
- Numeração com um único número — Aplica-se a obras não divididas em capítulos (tipicamente obras de autoria individual, em coautoria ou obras corporativas). Por exemplo, “Equação 20.” — significa a vigésima equação da obra.
- Numeração com dois números — Aplica-se em duas situações:
- Obras divididas em capítulos (tipicamente obras coletivas).
- Obras que adotam numeração progressiva de seções.
A numeração com dois números deve ser subordinada à numeração do capítulo ou seção primária e deve ser reiniciada a cada novo capítulo ou seção primária. Utilizam-se dois números: o primeiro indica o número do capítulo/seção primária e o segundo, o número de ordem da equação no respectivo capítulo/seção. Os números devem ser separados entre si por ponto, sem espaço. Por exemplo, “Equação 5.10.” — significa a décima equação do quinto capítulo ou seção primária da obra; e “Equação 7.1.” — significa a primeira equação do sétimo capítulo ou seção primária da obra.
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