46 Instruções Básicas para Autores e Comitês de Publicações
46 Instruções Básicas para Autores e CLPs
46.1 Considerações gerais
A equipe da Supervisão de Gestão Editorial (SGED), vinculada à Superintendência de Comunicação (Sucom) (atualmente, a Unidade Central responsável pela gestão editorial na Embrapa), tem tido, nos últimos anos, dificuldades nos processos de avaliação de originais de obras recebidas para editoração (copidesque, revisão de textos e referências, diagramação, etc.) e para fornecimento de ISBN. Essas dificuldades, também constatadas pelas equipes das Unidades Descentralizadas envolvidas no processo de produção editorial e por muitos Comitês Locais de Publicações (CLP), estão relacionadas comumente a problemas na estruturação, organização, foco, padronização, estilo, coesão, coerência, encadeamento de ideias, adequação de linguagem e conteúdo ao público-alvo e conteúdo técnico dos originais submetidos para editoração.
Tais problemas, além de atrasarem o processo de editoração da obra, podem comprometer a qualidade de seu conteúdo e prejudicar o entendimento do leitor e a imagem da Embrapa. E, em alguns casos, podem até mesmo inviabilizar a publicação da proposta, o que não é de interesse Sucom/SGED, da Unidade Responsável pelo Conteúdo, dos autores e/ou editores técnicos da obra nem da Embrapa.
Por isso, buscando aprimorar o processo de produção editorial na Embrapa, apresenta-se, a seguir, uma síntese das instruções para elaboração e submissão de obras para publicação. Essa síntese é apenas ilustrativa dos principais pontos do processo e não dispensa a leitura das normatizações e diretrizes detalhadas neste Manual.
De modo geral, a submissão envolve uma etapa opcional (apoio em fase inicial de elaboração de originais) e duas etapas obrigatórias (elaboração de originais completos e entrega de originais para editoração), detalhadas a seguir.
Todos as publicações editadas pela Embrapa devem ser elaboradas seguindo as regras de padronização e estilo, gramática e ortografia constantes deste Manual.
Na busca por aprimorar o processo de produção editorial, destacamos a importância dos CLPs e, no caso de obras coletivas, também dos editores técnicos.
CLP — Colegiado de caráter deliberativo que tem como objetivo principal assegurar a qualidade e pertinência das publicações técnico-científicas e de divulgação de tecnologias. Entre outras, tem por finalidade promover a melhoria e adequação das propostas às linhas editoriais e tipos de publicações da Embrapa por meio da avaliação e validação dos conteúdos técnicos e/ou científicos submetidos pelos autores, emitindo as recomendações necessárias.
Nesse sentido, além das questões de padronização e estilo, espera-se que os membros do CLP avaliem e contribuam para a melhoria da estrutura do texto, da organização, da coesão, da coerência e do encadeamento de ideias, além dos conteúdos técnicos dos originais.
Assim, o CLP é de fundamental importância para a melhoria do processo de editoração e da qualidade técnica das obras publicadas pela Editora Embrapa. Uma descrição detalhada a respeito da sua participação no processo de produção editorial encontra-se no fluxo de atividades editoriais (Fase Decisória) deste Manual.
Editor técnico — Pessoa física (pesquisador ou especialista no assunto) encarregada de organizar e garantir a qualidade geral de uma obra coletiva. Tem a responsabilidade de coordenar, reunir, avaliar e, se necessário, adaptar os originais (buscando solucionar problemas de coesão, coerência, encadeamento de ideias, estrutura, etc.), realizando sua tarefa em total interação com os autores. Desempenha, portanto, um papel-chave no processo de planejamento e elaboração de uma obra coletiva.
Ainda antes de convidar os autores a redigirem os capítulos, os editores técnicos devem estruturar a obra como um todo, definindo os títulos dos capítulos (e, se possível, os títulos das principais seções de cada capítulo), os tamanhos (número de páginas) mínimo e máximo para cada capítulo, o enfoque e o público-alvo) da obra. Essa etapa de planejamento é fundamental para se produzir uma obra coesa e focada, que contemple os principais temas e informações relacionados ao título central e que seja de interesse do público-alvo. Os editores técnicos também devem fornecer aos autores as principais informações de padronização, estilo e enfoque a serem adotadas na obra. Têm ainda o dever de, havendo capítulos com problemas de qualidade, convidar outros especialistas para elaborar novos originais.
46.2 Apoio em fase inicial de elaboração de originais
No caso de obra ainda em fase inicial de elaboração/estruturação, a equipe da Sucom/SGED pode oferecer, sempre que possível, apoio e orientação a autores e editores técnicos com vistas a evitar que a obra apresente, desde o seu início, problemas que, se detectados apenas mais tarde, podem atrasar e eventualmente comprometer a publicação. Tal tipo de apoio pode também ser oferecido pelos CLPs das Unidades, a critério de cada CLP.
Para esse apoio, os autores ou, no caso de obras coletivas, os editores técnicos devem preparar uma proposta, a ser enviada pela chefia-geral da Unidade à chefia da Sucom, via SEI, com cópias para o CLP e a SGED, acompanhada de um memorando de encaminhamento.
A proposta, a ser enviada em anexo ao memorando, deve incluir:
- Dados básicos sobre a publicação.
- Unidade Responsável pelo Conteúdo.
- Título preliminar da obra.
- Tipo de publicação — Indicar se livro, livreto, cartilha, folheto informativo, coleção fechada ou volume em coleção aberta ou série (nome da coleção ou série).
- Tipo de autoria — Indicar se a obra é de autoria individual, se é elaborada em coautoria, se é obra coletiva ou obra corporativa.
- Nomes dos autores ou dos editores técnicos (no caso de obra coletiva).
Atenção
- O número máximo de autores (de texto) em uma obra em coautoria ou capítulo de obra coletiva é cinco.
- O número máximo de editores técnicos em uma obra coletiva é três.
- Para obras que justifiquem grande contribuição intelectual, consultar limites adicionais indicados para livro, livreto, cartilha, coleção ou série em questão.
- Número estimado de páginas.
- Previsão de data de submissão de originais — Indicar data (mês/ano) estimada para o envio de todos os originais completos ao CLP para avaliação.
- Relevância da obra — Descrever, de forma clara e objetiva (500 a 1.000 palavras), a relevância do tema/conteúdo, a situação em relação a obras similares disponíveis no mercado, a contribuição técnica, o enfoque e o público-alvo da obra proposta. Recomenda-se que a obra vise ao público leitor mais amplo possível e leve em consideração as demandas do mercado.
- Sumário preliminar — No caso de obras de autoria individual, em coautoria e obras corporativas, listar os títulos das seções primárias e, quando possível, das secundárias a constar na obra. No caso de obras coletivas, listar os títulos dos capítulos, o primeiro autor (pelo menos) e as seções primárias de cada capítulo.
Outras informações além das solicitadas (tais como parte textuais dos originais ou versões preliminares dos capítulos) não devem ser enviadas, pois não serão avaliadas para os propósitos desse apoio inicial.
Na avaliação dos documentos, serão considerados aspectos como: relevância; escopo; público-alvo; organização de temas (seções, capítulos e/ou partes) e títulos da obra e das seções; situação da obra em relação a outras similares; e enquadramento nas linhas editoriais da Editora Embrapa.
Apesar de esse apoio ser uma fase opcional, é desejável que ocorra, pois a equipe da Sucom/SGED poderá contribuir, desde o início da elaboração, em aspectos relativos à estruturação da obra.
Vencida essa etapa inicial de apoio, os autores e/ou editores técnicos devem redigir os originais. Uma vez em versão final, segue-se a tramitação normal: os autores devem enviar os originais ao CLP, e, após aprovação, o chefe-geral da Unidade deve submetê-los, por meio de memorando, juntamente com os demais documentos requeridos, à chefia da Sucom.
46.3 Elaboração de originais completos
Consideram-se originais completos de obras apenas aqueles cujo conteúdo esteja pronto/estruturado e em versão final (ou seja, originais em construção, não concluídos ou em versão preliminar não são considerados completos).
Apenas originais completos devem ser encaminhados pelo(s) autor(es) ou editor(es) técnico(s) ao CLP da Unidade Responsável pelo Conteúdo para análise de mérito. Devem conter todos os elementos pré-textuais, textuais, pós-textuais e externos previstos no tipo de publicação no qual se enquadra o trabalho.
Atenção
- O número máximo de autores (de texto) em uma obra em coautoria ou capítulo de obra coletiva é cinco.
- O número máximo de editores técnicos em uma obra coletiva é três.
- Para obras que justifiquem grande contribuição intelectual, consultar limites adicionais indicados para livro, livreto, cartilha, coleção ou série em questão.
No caso específico de livros (que, entre os títulos avulsos, são o produto editorial mais comum no catálogo da Editora Embrapa), os principais elementos são:
- Pré-textuais — Folha de rosto, lista de autores, epígrafe (opcional), dedicatória (opcional), agradecimento (opcional), apresentação, prefácio (opcional) e sumário.
- Textuais — Corpo do texto (introdução, desenvolvimento, considerações finais), referências e literatura recomendada. E os elementos auxiliares, tais como figura, tabela e notas.
- Pós-textuais — Glossário (opcional), apêndice (opcional), anexo (opcional), índice (opcional) e colofão (obrigatório em formato impresso).
- Externos — Primeira capa e quarta capa.
Para definições e informações completas sobre esses elementos, deve-se consultar a seção 6. Para outros produtos (livreto, cartilha e cada coleção ou série), deve-se consultar as seções específicas. Para informações de padronização e estilo, deve-se consultar as seções 23 a 36 da parte VI deste Manual. Para especificidades de publicações digitais e em idioma estrangeiro, deve-se consultar, respectivamente, a seção 39 e seção 40.
A seguir, são sintetizadas instruções específicas, de maior interesse de autores e/ou editores técnicos, relacionadas à apresentação de alguns elementos pré-textuais e textuais visando à entrega dos originais para avaliação pelo CLP e, posteriormente, para editoração/publicação.
46.3.1 Elementos pré-textuais
Na elaboração dos originais, deve-se ter atenção especial com os seguintes elementos:
- A lista de autores deve conter o nome de todos os autores (de texto) e, se houver, dos editores técnicos da obra. Para cada um dos autores, devem-se informar o nome completo, a formação acadêmica, o mais alto grau acadêmico, o cargo que ocupa e o nome e localidade da instituição em que atua.
Exemplo:
Muhon Riwipivu Dehipur
Engenheiro-agrônomo, doutor em Ecologia e Conservação, pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Teresina, PI - A apresentação deve conter texto de caráter institucional (1.500 a 3.000 caracteres, incluindo os espaços) e ser assinada pelo chefe-geral da Unidade Responsável pelo Conteúdo, diretor ou presidente da Embrapa.
- O prefácio deve conter texto abordando a estrutura e conteúdo geral da obra (2.000 a 4.000 caracteres, incluindo os espaços) e ser assinado pelos autores, pelos editores técnicos (no caso de obras coletivas) ou, excepcionalmente, por especialista de reconhecida reputação técnica.
46.3.2 Elementos textuais
Na elaboração dos originais, deve-se observar as seguintes instruções básicas:
- O texto deve ser digitado em processador de texto, com página em formato A4, margens de 2,5 cm, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, recuo de parágrafo de 1,25 cm e alinhamento justificado.
- A numeração das seções e subseções com algarismos arábicos, conforme sua hierarquia, deve ser feita de maneira progressiva, para servir como orientação durante a diagramação.
Exemplo:
2. Sistemas de irrigação por aspersão
2.1 Sistemas convencionais
2.2 Sistema autopropelido
2.3 Sistema pivô centralQuando da diagramação definitiva, essa indicação numérica é, em regra, suprimida (para obras específicas, a numeração poderá ser mantida — ver seção 28.2.3.2). Por isso, é importante que o autor ou editor técnico não faça remissivas numéricas no texto quando precisar dirigir a leitura aos diferentes tópicos ou seções da obra.
- Capítulos, quando existentes, devem apresentar estrutura/padronização similares (por exemplo, Introdução, Considerações finais, etc.), inclusive quanto ao número de páginas, tanto quanto possível.
- Em obras coletivas, recomenda-se que haja, no mínimo, quatro capítulos.
- Além da contribuição e fundamentação técnica, os textos devem primar pela argumentação lógica e qualidade em relação à expressão escrita e devem seguir as orientações de padronização e estilo detalhadas neste Manual.
- Todas as tabelas e figuras inseridas devem ser chamadas no texto, conforme a ordem em que aparecem.
- Lista de Referências — Em obra coletiva, a lista vem ao fim de cada capítulo; em obras de autoria individual ou em coautoria, a lista vem ao fim da obra. Em qualquer caso, todas as citações devem ser referenciadas.
Atenção especial deve ser dada aos elementos auxiliares figura e tabela, conforme indicado a seguir.
46.3.2.1 Figura
As seguintes recomendações gerais devem ser consideradas na elaboração e apresentação de figuras no corpo do texto:
- Gráficos, fotografias, desenhos e mapas sempre recebem a denominação geral de Figura.
- As figuras somente devem ser usadas quando forem necessárias para a efetiva documentação ou ilustração dos fatos descritos no texto.
- As figuras devem ser autoexplicativas, com títulos que expressem o seu conteúdo, incluindo suas variáveis.
- As figuras devem ser numeradas sequencialmente.
- No caso de obras coletivas, a numeração das figuras utiliza-se, em regra, de dois números: o primeiro indica o número do capítulo e o segundo o número de ordem da figura no capítulo, que deve sempre iniciar a partir de “1” (por exemplo: “Figura 2.1” — primeira figura do segundo capítulo). Nas demais obras, a numeração deve ser, em regra, com apenas um número e ser continuada até o fim da obra.
- Todas as figuras devem ser submetidas simultaneamente de dois modos:
- Dentro do arquivo de texto, para facilitar a leitura de pareceristas (durante a análise de mérito), editores e revisores de texto (durante a preparação para publicação). Considere-se que:
- As figuras devem ser inseridas após o parágrafo em que forem chamadas pela primeira vez no corpo do texto.
- Os títulos das figuras, incluindo o número [por exemplo, “Figura 1. Algodoeiro (Gossypium hirsutum L.) em sistema de plantio direto sobre a palhada da cultura anterior.”], devem ser inseridos abaixo das respectivas figuras (Figura 46.1).
- Para evitar que o arquivo de texto fique muito “pesado”, deve-se compactar as fotografias colocadas no arquivo de texto. No processador de texto, a compactação é feita, normalmente, clicando sobre a imagem, entrando na guia “Ferramentas de Imagem / Formatar”, selecionando “Compactar Imagens”, desmarcando a opção “Aplicar somente a esta imagem” (para que a compactação seja aplicada a todas as imagens do documento) e selecionando a resolução “E-mail (96 dpi)”.
- Em arquivos à parte do arquivo de texto, principalmente para serem usados por diagramadores (durante a diagramação da obra). Considere-se que:
- As imagens devem ser submetidas em alta resolução, com dimensão superior ou igual ao tamanho em que se deseja imprimi-las ou diagramá-las. Quando escaneadas, devem apresentar resolução de, pelo menos, 300 dpi no tamanho mínimo de 10 x 15 cm. No caso das fotografias digitais, devem ser obtidas com regulagem da câmera de, no mínimo, 5 megapixels, quando em condições ideais de iluminação.
- As imagens devem ser submetidas e em arquivos individuais e originais (ou seja, sem nenhum tipo de tratamento ou compactação) e em formato de imagem (TIF, RAW ou JPEG, por exemplo). Não serão aceitos arquivos em outros formatos (como PNG, DOC, PPT, CDR e AI).
- Nunca usar programas de mensagens para o envio de arquivo, pois a resolução da foto será grandemente reduzida, inviabilizando seu uso em qualquer tipo de publicação.
- Os arquivos de cada figura devem ser identificados com sua numeração conforme o texto e, se for o caso, o número do capítulo (por exemplo, “Cap3_fig12”).
- Dentro do arquivo de texto, para facilitar a leitura de pareceristas (durante a análise de mérito), editores e revisores de texto (durante a preparação para publicação). Considere-se que:
- As fotografias devem ter boa nitidez e qualidade visual (sem problemas de foco, contraste, desbotamento, etc.).
- Os usos dos recursos de datar a imagem e de incluir canetas ou outros objetos para comparar tamanhos entre objetos ou para identificar doenças, por exemplo, devem ser evitados. Nesses casos, recomenda-se usar uma régua.
- Os gráficos devem ser elaborados e gravados em programa para criação de gráficos (planilha eletrônica com tal recurso) e desenhos em programa de edição e criação de imagem ou design gráfico. Devem ser editáveis para permitir ajustes durante a diagramação. Não são aceitos gráficos em formato de imagem.
- Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos devem ter iniciais maiúsculas e devem ser seguidas das unidades de medida entre parêntesis (Figura 46.2).
- Cores em gráficos devem ser usadas somente quando necessário. No caso de gráfico de barras, por exemplo, usar preferencialmente escala de cinza (Figura 46.3).
- O crédito para o autor de fotografia é obrigatório, assim como para o autor de pintura ou assemelhado que tenha exigido ação criativa. O uso de tais imagens também carece de autorização do autor ou do proprietário do direito autoral patrimonial (Brasil, 1998). Em se tratando de imagem de publicações de terceiros, a celebração de um instrumento que autorize o uso da obra ou de licenciamento é a única forma de garantir a devida segurança jurídica. Por isso, a Unidade Responsável pelo Conteúdo da obra deve providenciar os termos de cessão ou licenciamento de direitos patrimoniais (Embrapa, 2022c) assinados pelos proprietários do direito autoral para o uso de imagens de terceiros.
- O crédito de autoria de fotografias e de ilustrações só pode ser atribuído a pessoa física e deve ser informado (nome completo de pessoa física, mesmo que seja o próprio autor do texto) na lateral (no caso de fotografia) ou abaixo do título (no caso de ilustração, Figura 46.4).
- Figuras que foram já publicadas (não originais) devem conter, abaixo do título, a fonte de onde foram extraídas (Figura 46.4).
Figura 46.4. Representação esquemática do balanço hídrico em uma bacia hidrográfica padrão.
Ilustração: Antenor de Oliveira Aguiar Netto.
Fonte: Leite et al. (2014).
Para crédito e direitos autorais de fotografia, ilustrações e assemelhados, consultar a seção 25.7.
46.3.2.2 Tabela
As seguintes recomendações gerais devem ser consideradas na elaboração e apresentação de tabelas no corpo do texto:
- Tabela é a denominação utilizada para identificar tanto tabelas com dados numéricos quanto quadros com informações textuais.
- As tabelas somente devem ser usadas quando forem necessárias para a efetiva documentação dos fatos descritos no texto.
- As tabelas devem ser autoexplicativas, com títulos que expressem o seu conteúdo, incluindo suas variáveis.
- As tabelas devem ser numeradas sequencialmente.
- No caso de obras coletivas, a numeração das tabelas utiliza-se, em regra, dois números: o primeiro indica o número do capítulo e o segundo o número de ordem da tabela no capítulo, que deve sempre iniciar a partir de “1” (por exemplo: “Tabela 2.1” — primeira tabela do segundo capítulo). Nas demais obras, a numeração deve ser, em regra, com apenas um número e ser continuada até o fim da obra.
- No cabeçalho, as designações das variáveis devem representar, de forma sucinta, o teor de cada coluna da tabela, ter iniciais maiúsculas e, em havendo, ser seguidas das unidades de medida entre parênteses.
- No rodapé da tabela, podem ser incluídas: notas numeradas (contêm informações específicas sobre partes da tabela, incluindo siglas e abreviaturas — usar numeração consecutiva com algarismo arábico sobrescrito entre parênteses); notas de significância (indicam a significância de testes estatísticos — usar símbolos “*”, “**” ou “ns” sobrescritos); notas gerais (contêm observações ou comentários para esclarecimento de ordem geral); e nota de fonte (contém a citação bibliográfica e a data).
- As células do corpo da tabela não podem ficar em branco. Caso não contenham informações numéricas ou textuais, elas devem ser preenchidas com sinal convencional, da seguinte forma: três-pontos (...) quando a informação numérica ou textual não estiver disponível (por ser desconhecida, perdida ou não apurada) ou meio-traço (–) quando não se aplica comunicar informação numérica ou textual (por ser inexistente, irrelevante, redundante, dispensável à análise, etc.). Deve-se acrescentar, no rodapé da tabela, nota geral para explicar esses sinais (Tabela 46.1).
- As tabelas devem ser editadas no próprio arquivo de texto, usando as ferramentas de inserção e formatação de tabelas do programa processamento de texto, para permitir ajustes durante a diagramação. Não serão aceitas tabelas em formato de imagem.
- No arquivo de texto, os títulos das tabelas, incluindo o número (por exemplo, “Tabela 2. Comparativo entre a área colhida, produção e produtividade de cinco cultivares de uma espécie vegetal hipotética cultivadas por um produtor hipotético.”), devem ser inseridos acima das respectivas tabelas (Tabela 46.2).
- As tabelas devem ser inseridas no texto após o parágrafo em que forem chamadas pela primeira vez no corpo do texto.
46.4 Checklist de elementos nos originais
Antes da entrega dos originais ao CLP, recomenda-se que os autores e/ou editores técnicos (quando for o caso) confiram principalmente os seguintes elementos, que mais frequentemente causam problemas.
46.4.1 Elementos pré-textuais
46.4.1.1 Número de autores e editores técnicos
- Verificar se o número de autores em obras em coautoria ou o número de autores em capítulos de obras coletivas não ultrapassa o limite máximo de cinco.
- Verificar se o número de editores técnicos em obras coletivas não ultrapassa o limite máximo de três.
46.4.1.2 Lista de autores
- Obras em coautoria — Conferir se todos os nomes dos autores estão na lista.
- Obras coletivas — Conferir se todos os nomes de autores que aparecem nas entradas de capítulo e dos editores técnicos da publicação estão na lista.
- Conferir se estão corretas as grafias dos nomes (certificados pelos próprios autores), a formação acadêmica, o mais alto grau acadêmico de cada autor/editor técnico, o cargo que ocupa e o nome e local da sua instituição.
- Reedição de obras — Verificar se os autores da edição anterior constam na lista de autores da edição atual. A retirada de um autor de uma nova edição deve ser autorizada pelo próprio autor por meio de carta ou e-mail de concordância.
- Verificar se há autor principal que exerce o cargo de Assistente ou Técnico na Embrapa. Nesses casos, está impossibilitado, normativamente, de publicar como autor ou coautor.
- Verificar se há autor (principal ou secundário) estagiário ou bolsista. Nesse caso, a atividade de produção de obra técnico-científica deve estar prevista no Plano de Estágio, ter justificativa técnica da Unidade e concordância do CLP.
46.4.1.3 Apresentação
- Conferir se o texto de apresentação está dentro dos limites (não deve ter mais de 3.000 caracteres, incluindo os espaços).
- Conferir se a apresentação é assinada pelo chefe-geral da Unidade, diretor ou presidente da Embrapa.
46.4.1.4 Prefácio
- Conferir se o texto de prefácio está dentro dos limites (não deve ter mais de 4.000 caracteres, incluindo os espaços).
- Obra de autoria individual/coautoria — Conferir se o prefácio é assinado pelo(s) autor(es) [“O(s) Autor(es)”] ou, excepcionalmente, por especialista de reconhecida reputação técnica.
- Obra coletiva — Conferir se o prefácio é assinado pelo(s) editor(es) técnico(s) [“O(s) Editor(es) Técnico(s)”] ou, excepcionalmente, por especialista de reconhecida reputação técnica.
- Novo prefácio (opcional) — Conferir se o novo prefácio precede os anteriores, indicando-se o número da edição correspondente (por exemplo, Prefácio à 3ª edição, Prefácio à 2ª edição, Prefácio à 1ª edição).
46.4.1.5 Sumário
- Conferir se os títulos das seções que constam no sumário condizem com os títulos apresentados no texto.
- Conferir se os elementos pós-textuais glossário, apêndices, anexos e índice, se houver, estão relacionados no sumário.
- Obras coletivas — Conferir se todos os capítulos relacionados no sumário constam no(s) arquivo(s) de texto.
- Obras coletivas em partes — Conferir se todas as partes estão relacionadas no sumário e se cada uma tem pelo menos dois capítulos.
46.4.2 Elementos textuais
46.4.2.1 Corpo do texto
- Conferir se há numeração progressiva de seções e subseções com algarismos arábicos no corpo do texto.
- Conferir se todas as seções têm pelo menos duas subseções.
- Obras individuais ou em coautoria — Conferir se a lista de referências está no fim da obra.
- Obras coletivas — Conferir se as listas de referências, se houver, estão no fim de cada capítulo (não podem estar no fim da obra).
46.4.2.2 Figura
- Conferir se há chamadas de todas as figuras no corpo do texto.
- Conferir se todas as figuras estão numeradas e têm título autoexplicativo.
- Conferir se todas as fotos e ilustrações têm crédito de autoria.
- Conferir se está citada a fonte, quando a figura já tiver sido publicada.
- No caso de gráficos, conferir se o arquivo é editável e se os eixos (nomes das variáveis e, entre parênteses, símbolos da unidade de medida) e as linhas ou colunas (legendas) foram identificados.
- No caso de fotos, conferir se todos os arquivos estão identificados com os números das figuras e capítulos e salvos em pasta separada.
46.4.2.3 Tabela
- Conferir se há chamadas de todas as tabelas no corpo do texto.
- Conferir se todas as tabelas estão numeradas e têm título autoexplicativo.
- Conferir se está citada a fonte, quando a tabela já tiver sido publicada.
- Conferir se todas as células estão preenchidas.
- Conferir se as tabelas estão editáveis dentro do próprio arquivo de texto.
46.4.3 Elementos pós-textuais e externos
46.4.3.1 Apêndice e anexo
- Conferir se, em obras coletivas, os apêndices e anexos estão no fim de cada capítulo (não podem estar no fim da obra).
- Conferir se os apêndices estão sem qualquer tipo de indicação de autoria ou de fonte.
- Conferir se todos os anexos estão acompanhados da indicação da fonte de onde foram extraídos.
46.4.3.2 Quarta capa
- Conferir se há texto de quarta capa, caso previsto no projeto editorial da publicação (consultar Livro, Livreto, Cartilha, Coleções ou Séries).
- Conferir, caso houver, se as instituições parceiras, patrocinadoras e/ou apoiadoras se qualificam como tais, conforme indicado na seção 3.
46.5 Entrega de originais para avaliação e editoração
46.5.1 Originais para avaliação
Depois de elaborados, os originais completos devem ser submetidos, pelo(s) autor(es) ou editor(es) técnico(s), à avaliação de mérito pelo CLP da Unidade Responsável pelo Conteúdo, conforme previsto na Resolução Normativa nº 14/2001 (Embrapa, 2001).
Depois de serem aplicados, nos originais, todos os ajustes de conteúdo e de padronização solicitados pelo CLP, é emitido um parecer de aprovação pelo CLP da Unidade Responsável pelo Conteúdo, que dá o aval para os originais ajustados seguirem para as demais etapas de tramitação, entre as quais, as principais são comentadas a seguir.
46.5.2 Documentação sobre direitos autorais
Visando ao cumprimento das normativas de direitos autorais da Embrapa (Embrapa, 2001) e antes da entrega dos originais para editoração, o CLP da Unidade e/ou editores técnicos, no caso de obras coletivas, deve obter, de cada autor, uma declaração de autoria e concordância em assinar o termo (contrato) de direitos autorais (ver modelos a seguir). A obtenção da assinatura nesses termos é condição incontornável para a efetiva publicação da obra.
Para minimizar problemas e atrasos na assinatura dos termos de cessão/reconhecimento de direitos patrimoniais pelos autores, recomenda-se que o CLP obtenha essas declarações assinadas assim que receber a submissão e antes do início do processo de avaliação dos originais.
[Modelo de] DECLARAÇÃO DO AUTOR
(brasileiro ou naturalizado)
Eu, (nome completo) ............................., inscrito(a) no CPF sob o nº .................. e portador(a) da Cédula de Identidade nº ..........., expedida por (órgão expedidor) ..........., declaro:
1. Ser autor(a) de (marque com “X”):
[ ] Obra individual ou em coautoria
[ ] Capítulo em obra coletiva
[ ] Fotografia(s), desenho(s), pintura(s) ou assemelhados contido(s) em obra
que, se aprovada pelo Comitê Local de Publicações (CLP) da Unidade (especificar a Unidade da Embrapa) ................................, será editada e publicada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em versão impressa e/ou digital, cujo título provisório é: (indicar “título da obra” e, no caso de obra coletiva, também indicar o “título do capítulo”) .............................................................;
2. Fornecer meus dados cadastrais (pessoais, profissionais e, se obra para comercialização, bancários) à Embrapa para elaboração dos termos de direitos autorais patrimoniais;
3. Ceder e/ou reconhecer os direitos patrimoniais pertinentes à obra acima especificada, em termo contratual a ser elaborado conforme minuta já pré-aprovada (Embrapa, 2022c) por instância jurídica da Embrapa; a qual assinarei tão logo formalizado e a mim apresentado.
(Local e data) ..................................., ....... de.................... de............
___________________________________
Assinatura
E-mail: ................................................
Obs.: Essa declaração deve ser preenchida, assinada, escaneada (em resolução ≥ 300 dpi) e anexada aos demais documentos (originais da obra a ser avaliada e/ou editada, etc.) a serem entregues pelos autores ou editores técnicos ao Comitê Local de Publicações (CLP) da Unidade. Caso a obra seja encaminhada à Sucom/SGED para editoração, essa declaração deve ser enviada juntamente com os originais.
[Modelo de] DECLARAÇÃO DO AUTOR
(estrangeiro)
Eu, (nome completo) ............................., natural de (cidade, país) ................, ................, e portador(a) do passaporte nº ..........., emitido por (país emissor) ................, e com data de validade a vencer em ..../..../........, declaro:
1. Ser autor(a) de (marque com “X”):
[ ] Obra individual ou em coautoria
[ ] Capítulo em obra coletiva
[ ] Fotografia(s), desenho(s), pintura(s) ou assemelhados contido(s) em obra
que, se aprovada pelo Comitê Local de Publicações (CLP) da Unidade (especificar a Unidade da Embrapa) ................................, será editada e publicada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em versão impressa e/ou digital, cujo título provisório é: (indicar “título da obra” e, no caso de obra coletiva, também indicar o “título do capítulo”) .............................................................;
2. Fornecer meus dados cadastrais (pessoais, profissionais e, se obra para comercialização, bancários) à Embrapa para elaboração dos termos de direitos autorais patrimoniais;
3. Ceder e/ou reconhecer os direitos patrimoniais pertinentes à obra acima especificada, em termo contratual a ser elaborado conforme minuta já pré-aprovada (Embrapa, 2022c) por instância jurídica da Embrapa; a qual assinarei tão logo formalizado e a mim apresentado.
(Local e data) ..................................., ....... de.................... de............
___________________________________
Assinatura
E-mail: ................................................
Obs.: Essa declaração deve ser preenchida, assinada, escaneada (em resolução ≥ 300 dpi) e anexada aos demais documentos (originais da obra a ser avaliada e/ou editada, etc.) a serem entregues pelos autores ou editores técnicos ao Comitê Local de Publicações (CLP) da Unidade. Caso a obra seja encaminhada à Sucom/SGED para editoração, essa declaração deve ser enviada juntamente com os originais.
46.5.3 Originais para editoração
A entrega de originais ajustados para editoração (seja para a equipe de editoração da Unidade Descentralizada ou Central, seja para prestação de serviço externo de editoração) deve ocorrer somente depois de eles serem avaliados e aprovados pelo CLP da Unidade Responsável pelo Conteúdo.
No caso da entrega à Sucom/SGED para editoração, os originais serão submetidos inicialmente à avaliação editorial (para conferir sua adequação aos padrões editoriais esperados) antes de seguirem para o processo de editoração. Os originais poderão ser aceitos (na forma submetida ou com sugestões/recomendações de alteração) ou recusados para editoração na Sucom/SGED.
Atenção
A editoração de obras pela Sucom/SGED se aplica basicamente aos livros e livretos parte das Coleções Embrapa e aos produtos editoriais produzidos pelas Unidades Centrais.
46.5.4 Procedimento de entrega à Unidade Central responsável pela gestão editorial
No caso de entrega à Sucom/SGED para editoração, os autores devem reunir todos os arquivos dos originais ajustados da obra e demais documentos exigidos (ver listagem a seguir) em uma pasta a ser disponibilizada via serviço de armazenamento em nuvem. O chefe-geral da Unidade deve enviar à chefia da Sucom, via SEI, com cópias para o CLP e para a SGED, um memorando de encaminhamento dos originais, em cujo corpo do texto deve estar informado o link para essa pasta na nuvem.
Atenção
- Não são aceitos outros meios de encaminhamento de originais (por exemplo, encaminhamento via e-mail ou diretamente pelo autor à Sucom/SGED).
- Não serão aceitas propostas com originais e/ou documentos incompletos, tampouco originais que não tenham sido aprovados pelo CLP da Unidade Responsável pelo Conteúdo.
Os documentos a serem disponibilizados, via serviço de armazenamento em nuvem, em complemento ao memorando são:
- Relevância da obra — Descrever, de forma clara e objetiva (500 a 1.000 palavras), a relevância do tema/conteúdo, a situação em relação a obras similares disponíveis no mercado, a contribuição técnica, o enfoque e o público-alvo da proposta. Sugere-se que a obra vise ao público leitor mais amplo possível e leve em consideração as demandas do mercado.
- Originais — Em arquivo em formato de texto, encaminhar os textos originais completos da obra em versão final aprovada pelo CLP. Os originais devem incluir todos os elementos pré-textuais, textuais, pós-textuais e externos da obra. Junto a esse material, encaminhar os arquivos das figuras, em formato TIF, RAW ou JPEG, conforme orientação anterior.
- Parecer de aprovação da proposta pelo CLP.
- Declaração do(s) autor(es) — Documento contendo: a) reconhecimento de autoria; b) concordância em ceder dados cadastrais; e c) concordância em assinar o termo de direitos autorais. Essa declaração deve ser assinada individualmente por cada um dos autores (de texto e de imagens), tanto da Embrapa quando externos (empregados ou não de outras instituições públicas ou privadas).
46.6 Solicitação de ISBN
Os produtos editoriais livro, livreto, cartilha e volumes em coleções exigem que lhe seja aplicado um número de ISBN. Desde 2012, a concessão de ISBN é centralizada na Embrapa (sede). A Unidade Central atualmente responsável por este processo é a Sucom, sendo ele realizado pela SGED.
No caso de obras editoradas pela equipe da Unidade ou por terceirizados, a Unidade Responsável pelo Conteúdo deve encaminhar, à Sucom/SGED, solicitação de ISBN apenas depois de a obra estar diagramada em versão final. Já no caso de obras editoradas pela Sucom/SGED, não há necessidade de encaminhamento de solicitação de ISBN, pois este número já será aplicado como parte do processo de editoração.
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