5 Linhas Editoriais

A Embrapa organiza sua produção editorial em quatro principais linhas editoriais, que têm por objetivo definir os diferentes contextos de divulgação da informação adequados às necessidades e demandas dos diferentes públicos e, sobretudo, à concretização da missão e objetivos institucionais da Embrapa.

As linhas editoriais são assim denominadas:

  • Linha Técnico-científica.
  • Linha Transferência de Tecnologia.
  • Linha Divulgação da Ciência.
  • Linha Institucional.

É relevante destacar que a Embrapa, por ser uma instituição pública, deve produzir publicações que, independentemente da linha editorial específica em que se enquadrem, priorizem sempre o caráter de impessoalidade (Brasil, 2010). Por isso, as publicações da Embrapa não devem conter temas nem conteúdo com viés religioso, partidário ou assemelhado nem caracterizar promoção pessoal de autoridade ou de servidor público, primando sempre por uma abordagem calcada na ciência ou, no caso da Linha Institucional, calcada, na promoção da imagem institucional.

5.1 Linha técnico-científica

A linha Técnico-científica é destinada principalmente a especialistas, como pesquisadores, cientistas, professores e alunos de ensino superior, e contempla a publicação de conteúdos técnico e/ou científico (com base em resultados experimentais de atividades de pesquisa e desenvolvimento realizadas pelas Unidades da Embrapa), conhecimentos e recomendações tecnológicas, complementadas ou não por informações de outras fontes.

Nessa linha editorial, enquadram-se os seguintes produtos:

5.2 Linha transferência de tecnologia

A linha Transferência de Tecnologia é destinada principalmente a usuários finais, como produtores, criadores, técnicos agrícolas, extensionistas, beneficiadores de alimentos e outros agentes das cadeias produtivas, e contempla a publicação e divulgação de tecnologias, informações e/ou de conhecimentos (gerados pelas Unidades da Embrapa, complementados por informações de outras fontes, como, por exemplo, de instituições de pesquisa, desenvolvimento, assistência técnica e/ou extensão rural) e/ou de experiências de produtores, desde que validadas.

Nessa linha editorial, enquadram-se os seguintes produtos:

5.3 Linha divulgação da ciência

A linha Divulgação da Ciência é destinada principalmente ao público geral não especializado e contempla a publicação de informações atualizadas que sirvam como instrumento básico de ensino e/ou de pesquisa, visando à disseminação de conhecimentos tecnológicos simples e de fácil acesso, de informações sobre espécies nativas brasileiras e/ou exóticas e a divulgação científica de forma artística e/ou lúdica.

Nessa linha editorial, enquadram-se os seguintes tipos de publicações avulsas: livro, livreto, cartilha e folheto informativo.

5.4 Linha institucional

A linha Institucional é destinada para publicações de natureza institucional, com conteúdo técnico e/ou científico e que sejam de interesse prioritário do público externo em geral. Nela, são contemplados conteúdos relacionados a análises de cenários e tendências, portfólios de tecnologias ou soluções tecnológicas, entre outras atividades de divulgação e valorização da área-fim da Empresa.

Nessa linha editorial, enquadram-se os seguintes produtos editoriais:

Atenção

Para que conteúdos de natureza institucional se qualifiquem para o recebimento de Número Padrão Internacional de Livro (ISBN) ou para publicação na Série Documentos, todas as regras previstas neste Manual devem ser cumpridas.


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