Prefácio

Prefácio

Este Manual de produção editorial da Embrapa tem os propósitos de orientar os profissionais que atuam na produção editorial de obras técnico-científicas na Embrapa, descrevendo procedimentos e padrões a serem adotados e situações a serem observadas, e de respaldá-los na execução cotidiana de seu trabalho. Nesse sentido, tem, na sua essência, finalidade que se assemelha à dos manuais que o antecederam: as edições do Manual de publicações da Embrapa e do Manual de editoração da Embrapa.

A estruturação deste novo manual teve por base o sumário do Manual de editoração da Embrapa (2017), mas foram feitos inúmeros ajustes e rearranjos de temas (para que conteúdos relacionados estivessem próximos), foram reescritas todas as seções (visando tornar o texto mais claro, fluido, bem exemplificado e pertinente aos desafios contemporâneos da produção editorial) e foram criadas novas seções (tais como Publicações Digitais e Publicações em Idiomas Estrangeiros) para acomodar temas e padronizar usos que não estavam registrados por escrito, embora já fizessem parte do cotidiano das equipes de produção editorial na Embrapa.

Para facilitar a navegação entre temas correlatos, foram inseridos diversos hiperlinks (que levam facilmente o leitor de um texto a outro, assim facilitando o entendimento da coerência de padronizações entre diferentes produtos). Outras novidades incluem o lançamento de novos produtos editoriais (livreto, folheto informativo e as Coleções Cultivo Básico, Criação Básica e Boas Práticas para Agricultura Familiar) e de novos projetos gráficos para as Séries e Coleções Embrapa preexistentes.

No total, são 46 seções agrupadas por temas afins em 8 partes, quais sejam: Processo de produção editorial; Produtos e linhas editoriais; Publicações avulsas; Coleções; Séries; Padronização e estilo; Gramática e ortografia; e Diretrizes complementares.

Observe-se que este Manual trata de atividades relacionadas basicamente à elaboração e à confecção de produtos editoriais de natureza técnica e científica que sejam passíveis de registro de ISSN ou ISBN (exceção se faz apenas a fôlder e folheto informativo, que estão incluídos por serem produtos estreitamente vinculados à divulgação de soluções tecnológicas ou de informações pontuais de cunho técnico e de caráter efêmero). Quaisquer outros materiais escritos (por exemplo, materiais publicitários e jornalísticos), embora possam se beneficiar das instruções aqui lançadas, não são alvo prioritário deste Manual. Nesse sentido, a Embrapa oferece manuais para disciplinar a confecção de outros materiais escritos, particularmente o Manual de redação oficial da Embrapa (para produção de documentos oficiais) e o Manual de redação de textos jornalísticos (para matérias destinadas a veículos de comunicação interna e externa).

Este Manual, além de ter caráter normativo, foi concebido para ser instrumento de auxílio à produção de publicações editadas pela Embrapa. Foi feito um grande esforço de prever situações e excepcionalidades e já incorporá-las às seções pertinentes. Entretanto, sempre restam situações que não foram tratadas ou mesmo que podem não ser normalizadas. Para esses casos, a equipe da Supervisão de Gestão Editorial (SGED), vinculada à Superintendência de Comunicação (Sucom), está sempre à disposição para orientar e/ou prestar esclarecimentos sobre tais situações.

Nilda Maria da Cunha Sette

Supervisora de Gestão Editorial da Embrapa